quarta-feira, 16 de maio de 2007

Anorexia

ANOREXIA NERVOSA
As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal.
O termo Anorexia pode não ser de todo correto, tendo em vista que não há uma verdadeira perda do apetite mas sim, uma recusa em se alimentar.
A Anorexia Nervosa é então, um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão de magreza e o medo mórbido de ganhar peso.
Normalmente a pessoa anorética mantém um peso corporal abaixo de um nível normal mínimo para sua idade e altura. Quando a Anorexia Nervosa se desenvolve em numa pessoa durante a infância ou início da adolescência, pode haver fracasso em fazer os ganhos de peso esperados, embora possa haver ganho na altura.


O que é a anorexia?
Doença do foro psicológico caracterizada por um transtorno alimentar (a pessoa não se alimenta). Em geral, atinge as mulheres adolescentes. Entre os sintomas estão a magreza excessiva e a ausência da menstruação. Em casos extremos, a pessoa pode morrer.
A adolescente fica extremamente magra, mas afirma que não está doente. Apesar da encontram-se desregulados. As mulheres fazem reposição hormonal para regular o ciclo menstrual.
Uma pessoa que tem esse problema de anorexia costuma á:

· Prática constante de dietas alimentares. A pessoa anoréctica tem uma preocupação constante com a alimentação controlando muito o seu peso.



· O comportamento é introvertido. A pessoa fica sempre na defensiva havendo um contínuo isolamento social, com tendências para a depressão.
· Exagero nas actividades físicas. Mania da perfeição na escola e no trabalho e uma grande obsessão em relação aos cuidados com o corpo.


*AS pessoas com esse tipo de doença,geralmente se olha no espelho e ve uma pessoa gorda,uma pessoa totalmente diferente dela,ela se ve de um jeito sendo que ela e de outro completamente diferente





COMO TRATAR A ANOREXIA?

Como tratar a anorexia?


Os tratamentos são de longa duração, exigem uma equipa de pessoal especializado, como psicólogos ou psiquiatras, nutricionistas e endocrinologistas.


O psicólogo ajuda o paciente a recuperar uma correcta percepção do corpo, bem como os seus valores e emoções. Assim, o paciente aprende a respeitar e aceitar o seu corpo com mais tranquilidade.
O nutricionista contribui para uma correcção ao nível dos hábitos alimentares, ensinando o paciente a alimentar-se correctamente – reeducação alimentar. O paciente tem que repor no seu organismo elementos essenciais, como vitaminas, cálcio, ferro, sais minerais e proteínas.



O endocrinologista também contribui para o tratamento pois, especialmente no caso das pacientes do sexo feminino, os ciclos hormonais

Um comentário:

Anorexia e bulimia disse...

A anorexia e uma questao muito discutida pois e uma doença enfrentadda por muitas pessoas hoje em dia,principalmente em jovens de uns 12 á 19 anos ou ate mais...
Ja a bulimia e um transtorno alimentar que a pessoa se olha no espelho vê como uma pessoa muito gorda,mas so que ela come e depois vomita tudo,para nao poder ingorda,apesar de ja esta magra de mais.